Novas gerações estão começando a acompanhar o nosso bom e amado futebol. Todo dia nasce um novo torcedor. As maternidades estão cheias de pais e mães vestindo seus bebês pela primeira vez com o traje completo do seu time do coração. Com a chegada de novas gerações de torcedores, fica o questionamento de como devemos nos relacionar com cada tipo de geração, quais anseios e dificuldades de cada uma.

Além dos novos torcedores, temos uma mistura de gerações e cada uma tem sua particularidade, por isso, devemos nos atentar às características de cada torcedor para termos uma comunicação efetiva com cada um. As transições de gerações acontecem por algum avanço impactante de tecnologia, que causa uma ruptura de conhecimento. Ao observar a linha histórica das gerações, é possível perceber que essas transições influenciam diretamente o comportamento de compra dos torcedores. Cada uma delas possui suas particularidades e críticas aos estereótipos da geração anterior. A seguir, vamos descrever um pouco sobre cada geração:

Baby Boomers

São considerados aqueles nascidos no período pós Segunda Guerra Mundial até 1960, período caracterizado por uma explosão na taxa de natalidade. Esse período também é marcado pelo início da Terceira Revolução Industrial, disso, importa-nos o uso crescente da informática e a massificação de produtos tecnológicos.

Eles priorizam um padrão de vida estável, tanto profissional quanto familiar. São idealistas, passaram por muitas mudanças políticas e participaram efetivamente da conquista de direitos individuais. Dão preferência à qualidade, são decididos e não são influenciados. São dedicados aos relacionamentos pessoais e são mais fiéis a uma marca, por terem nascido em uma época onde não havia tanta opção de escolha. São os torcedores que não abandonam os rádio durante o jogo, seja no estádio ou em casa.

Geração X

Inclui aqueles nascidos entre os anos 60 e 79. Observaram mudanças no campo da tecnologia, como a popularização dos computadores pessoais e o início da internet, impactando muito no seu desenvolvimento – esse período também foi marcado pelo início do e-commerce. São representantes, hoje, da maior parte da população economicamente ativa. Foram influenciados pela hegemonia do capitalismo e pela meritocracia, por isso são entusiasmados, competitivos e não fogem de um desafio. Buscam uma carreira profissional estável e equilibrada com a vida pessoal e prezam pela segurança (demonstram preocupação com a segurança dos seus dados). Tendem a ser materialistas e consomem para mostrar status. São os torcedores que tem poder de compra e consomem os produtos do clube, tanto para eles mesmo, quanto para amigos e família.

Geração Y

Chamados também de Millennials, são aqueles nascidos entre as décadas de 80 e 90. Presenciaram os maiores avanços tecnológicos e prosperidade econômica, principalmente a liberação da internet para uso comercial. Cresceram interagindo muito com TV a cabo, videogame e computador.

É a primeira geração totalmente globalizada, o que deu a eles o poder de se manter conectados e próximos a todo mundo, mesmo que a distância – o uso das redes sociais permite manter relações pessoais próximas com pessoas que moram longe, além de poder partilhar sua vida com os outros.

Por estarem sempre conectados, são ótimos propagadores das marcas nas suas redes sociais. São bastante exigentes, informados, globalizados e questionadores. Não possuem apego à marca e não são materialistas. São atraídos por experiências e facilidades. Os millennials são os torcedores que participam de grupos sobre o time do coração, apoiando quando o clube vence, mas quando perde, a corneta é certa.

Geração Z

São os nativos digitais. Jovens nascidos a partir dos anos 90 – pleno boom da internet. São pessoas que evitam rótulos, exercem multitarefas, valorizam a verdade, exigentes e valorizam as experiências.

Essas pessoas sofrem com a falta de intimidade com a comunicação verbal, ou seja, não estão se comunicando mais fora do meio virtual – estão falando pouco e ouvindo menos ainda. É uma geração fadada ao egocentrismo, onde a única preocupação é com eles mesmos. Por eles estarem conectados a todos os canais, podem ser considerados a geração mais “omnichannel” de todas – eles tendem a usar muito a internet para interagir, mas a opção de ir até uma loja física também é bastante válida. Podemos observar, portanto, que o comportamento do consumidor tende a convergir cada vez mais para a junção do mundo online ao offline, tornando-se uma jornada multicanal. É o torcedor que está começando a conhecer o universo de acompanhar um jogo do estádio e toda a experiência que ele oferece. Estão sempre conectados, então exigem um canal para encontrar todas as informações do time, como um APP.

Depois desta breve explicação, você consegue perceber a necessidade de comunicar coisas específicas para gerações específicas? Quanto mais informações na hora certa, para o público certo, mais efetivas serão as ações de ativação do seu clube, maior será a sua receita e melhor será o seu relacionamento com o torcedor do seu time.

Mas, além de ter a comunicação segmentada, é necessário que seu clube esteja sempre disponível para atender os seus torcedores, não só na hora de vender um produto, mas para tirar dúvidas e ouvir a opinião dele. É preciso que exista uma comunicação eficiente e focada no torcedor. Ou seja, de nada adianta ter um pessoa que responda todos comentários dos torcedores nas redes sociais se, após isso, não existe um trabalho focado naquela dor ou sugestão do fã. Da mesma forma, não adianta o clube ter telefone, e-mail, chat ou qualquer outra forma de contato se a resposta não é ágil e apropriada. Isso quer dizer que independente das maneiras como o seu time se comunica com os torcedores, é necessário que haja um processo específico para resolver as demandas. 

Uma boa forma de segmentar a comunicação com seus torcedores, é se utilizando de toda a oferta de produtos que a Ground oferece e integrá-las a outras ferramentas que seu clube utiliza para enriquecer com mais informações o perfil de cada torcedor.

Já pensou toda esta estrutura para o seu time? Entre em contato conosco.

Categorias: Torcedor

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *