Não estamos longe dos filmes futuristas! O uso de tecnologia para o impacto real na sociedade e nas corporações vai além de carros voadores, robôs que preparam o jantar e aeronaves supersônicas. Atualmente se fala muito em transformação digital, mas poucas vezes o tema é inserido em uma realidade palpável que permita enxergar que tais “transformações” estão presentes em todos os setores da economia, saúde, moda, varejo e porque não os clubes de futebol?

O futebol é uma questão de paixão, esperança e muita emoção para os brasileiros. Ele toca nossas vidas diariamente e cria um um público muito engajado, e isso, torna-se numa ótima oportunidade para os clubes e patrocinadores se conectarem aos fãs. Poucos conseguem aproveitar de forma plena essa oportunidade de utilizar as tecnologias para promover o clube e os patrocinadores. A transformação digital, que já é realidade para muitas empresas no mundo todo, começa a movimentar os times de futebol ao redor do mundo e aproximar cada vez mais o clube deste fã engajado.

A tecnologia abre portas aos clubes e aos patrocinadores para encontrarem novas formas de se conectarem aos torcedores e oferecer-lhes experiências definitivamente memoráveis. Com o decorrer do tempo e com o desenvolvimento de uma cultura digital, a transformação digital começa a afetar a organização do clube como um todo. Tem quem diga que os clubes vão alterar a forma de como se toma decisões e vão começar a usar todos os dados (que segundo Ajay Banga, CEO do Mastercard, são o novo petróleo) que recolhem, para ajudar no processo. Naturalmente espera-se que irão surgir também novas ramificações no negócio, pois com uma fanbase tão grande, qualquer produto tem potencial.

Já é possível ver como alguns clubes no mundo todo estão apostando na utilização da tecnologia, seja para melhorar o rendimento dos jogadores ou melhorar a experiência dos torcedores dentro ou fora do estádio, um bom exemplo é a LaLiga, tida como a segunda liga mais forte da última década na Europa sendo superada apenas pela liga inglesa (Premier League).

A LaLiga, desde 2016, desenvolve uma estratégia muito focada na transformação digital, apoiada em tecnologias da Microsoft, que lhe permitem trabalhar da maneira adequada o seu contato com os seus fãs, seja através das redes sociais, website, apps e outros meios de contato com o torcedor. Mantendo um contato inteligente através da leitura de comportamentos de cada uma das plataformas de comunicação, entendendo cada momento antes do jogo, durante o jogo e pós jogo. É importante falar, e impactar o torcedor sobre o que interessa ele no momento certo, com dinamismo e velocidade. Ter toda essa jornada automatizada melhora a experiência, conexão e engajamento com os fãs, além dele perceber a qualidade dos serviços prestados. Outro ponto importante é o aumento direto das receitas de vendas de produtos aos fãs, vinculados a melhor experiência e publicidade direcionada a eles.

No entanto, esta trabalho digital vem crescendo na Europa e Estados Unidos, mas no Brasil os clubes não estão aproveitando todo o potencial tecnológico. De que serve ter milhões e milhões de fãs se não conseguimos nos conectar com eles e oferecer conteúdos relevantes e segmentados? A Ground Sportech veio ao mercado para justamente provocar esta transformação digital.

 

Como a Ground pode ajudar o seu clube?

A Ground é a plataforma mais completa para os clubes de futebol se relacionarem com seus torcedores. Além de oferecer toda a transformação digital para que seu clube e seus patrocinadores fiquem mais próximos dos fãs, nossas propostas de valores são:

 

Aumento de receitas:  Nossas ferramentas são construídas para fomentar mais vendas dos produtos dos clubes.

Novos Ativos: Fornecemos aos clubes novos ativos digitais para serem comercializados aos seus patrocinadores atuais e novos.

Gestão Integrada: Nossa plataforma integra as diversas ferramentas de relacionamento com o torcedor, assim o clube tem uma visão única do fã e uma gestão mais fácil.

Alcance: Possibilitamos que os clubes explorem e gerem valor para uma audiência mais distante do seu estádio através das nossas ferramentas online.

Trazer uma paixão popular como o futebol para o digital é manter uma relação íntima com o torcedor. Essa proximidade e dinâmica é essencial para manter o interesse da nova geração de torcedores e de grande patrocinadores, que tem investido cada vez mais no digital (segundo a pesquisa Digital AdSpend 2018 realizada pela Interactive Advertising Bureau, a publicidade digital cresceu 25,4% em 2017).


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *